Libras
Libras e Braille
ARIQUEMES
2011
BIANCA A. GAVIOLY RODRIGUES
GILSAN JOSE PEREIRA
Um olhar sobre a educação de surdos no Brasil: Relatório da leitura do fascículo.
Trabalho apresentado ao Curso de Fisioterapia da Faculdade de Educação e Meio Ambiente – FAEMA como requisito parcial à obtenção de créditos na disciplina de: Libras e Braille
Docente: Maria Norma Lopes Souza Silva
Ariquemes2011
Um olhar sobre a educação de surdos no Brasil: Relatório da leitura do fasciculo.
Bianca Anastácia Gavioli
Gilsan Jose Pereira
Onze anos se passaram desde a oficialização da língua de sinais (LIBRAS), mas é notório que no Brasil milhares de surdos ainda vivem as dificuldades de um ensino sem Libras devido à falta de informação. Este documento (fascículo) elaborado e apreciado por nós tem como objetivo é mudar esta realidade.
A luta por uma educação de qualidade e pelo reconhecimento da capacidade profissional da pessoa surda foram a tônica da atuação deste documento, que atendendo ao Decreto 5626/06 não mede esforços para implantar a Libras no processo educacional do surdo em todas as fases da educação.
O tema, envolvendo a questão da educação, em especial pelo sonho de um número cada vez maior de surdos nos espaços acadêmicos, foi e está sendo amplamente discutido em todas as regiões Brasil. Em diversas localidades e para muitos surdos, isso já é uma realidade.
É fundamental irmos até os cantos mais distantes desse país propagando a Libras, conscientizando o surdo sobre seus direitos enquanto cidadãos, e despertando-o para avançar em direção a novas conquistas. Nesse relatório, os esforços nesse sentido serão confirmados.
Um marco na vida do surdo brasileiro foi a oficialização e regulamentação da Língua Brasileira de Sinais – Libras como meio de comunicação e expressão. A nova Lei garantiu à comunidade surda uma Educação Especial e o direito a um atendimento adequado em estabelecimentos públicos.