libras
Introdução
Será produzido um vídeo didático em libras para uma maior inclusão dos surdos no meio escolar. Abordaremos as relações ecológicas desarmônicas ou negativas, ou seja, são as relações na qual pelo menos uma das espécies associadas e prejudicadas.
Relações desarmônicas interespecíficas
Na natureza, nenhuma espécie subsiste de forma isolada. As espécies mantêm entre si relações mais ou menos íntimas, associadas com a sua sobrevivência e reprodução no ambiente em que vivem. Neste trabalho, estudaremos as mais importantes interações desarmônicas interespecíficas.
Predatismo
O predatismo compreende a interação ecológica que se estabelece entre uma espécie predadora e outra espécie denominada presa. Os predadores capturam e destroem fisicamente as presas, com o objetivo de se alimentarem. Embora o predador possa exercer um efeito fortemente limitante sobre a população de presas, podendo leva-las à extinção, principalmente quando a interação e de origem recente, é comum o predador atuar apenas como regulador da densidade populacional, contribuindo para manter a população de presas num estado de equilíbrio. Dessa maneira, as duas populações – de predadores e de presas – não se extinguem nem entram em superpopulação, permanecendo em equilíbrio no ecossistema.
Parasitismo
O parasitismo consiste na interação ecológica estabelecida entre uma espécie denominada parasita entre outra espécie denominada hospedeiro. Entende-se por parasita o individuo que se aloja em outro, externa ou internamente, causando-lhe lesões, deformações, intoxicações e eventualmente a morte. Geralmente são bastante especializados em relação a seus hospedeiros: um parasita normalmente ataca uma ou duas espécies apenas, não se instalando nas demais populações presentes no ecossistema. Considerando o numero de hospedeiros