libras e esporte
A sociedade de surdos tem alto índice de casamentos e relações dentro da própria sociedade, apresentando uma tendência em residirem próximos, realizarem atividades juntos, criarem associações e lutarem por reivindicações conjuntas.
A comunidade surda debate muito a respeito da identidade cultural e na criação da prole. Muitos afirmam em preferirem terem filhos também surdos. ( caso do casal de lésbicas)
Em princípio, as associações dos surdos funcionavam como espaço de recreação e lazer, mas com o passar do tempo passaram a ter necessidades de mais discursos políticos e mais práticas esportivas. Abriu-se espaço, portanto, para organizações que promovem intercâmbios esportivos entre as diversas associações. Temos como exemplo a CBDS – Confederação Brasileira de Esportes dos Surdos, PANAMDES – Panamericano de Desportes de Sordos, CONSUDES – Confederacion Sudamericana Deportiva de Sordos.
Os surdos não possuem nenhuma debilitação física, para tanto, podem competir em grau de igualdade com atletas não surdos, necessitando apenas algumas adaptações que saiem do plano sonoro e entram no plano visual.
CBDS: uma história de sucesso A CBDS foi fundada em 1984, mas sua história começa bem antes, na década de 50, com o intenso movimento de criação de associações de surdos. No início, as associações funcionavam como espaços de recreação e lazer, mas com o passar do tempo passaram a ser importantes pontos de articulação política e de prática desportiva. Entretanto, nessa época ainda não havia uma organização centralizada e as competições eram muito voltadas para o futebol. Em paralelo, o país vivia também um momento político bastante favorável para o setor dos esportes. O Presidente Getúlio Vargas havia acabado de criar o CND (Conselho Nacional de Desportos) como incentivo ao esporte no país.
I Olimpíada de