LIBRAS - TCC CURSO DE EXTENSÃO
MARIA INÊS
O SABER NÃO OCUPA ESPAÇO -
O MUNDO DOS SURDOS
2014
MARIA INÊS
O SABER NÃO OCUPA ESPAÇO -
O MUNDO DOS SURDOS
Trabalho de Conclusão de Curso exigido pelo Curso de Extensão de LIBRAS pelo C.E.M.E.P Aparecida, sob a orientação do Professor Especialista Luís Carlos Soares.
2014
RESUMO
INÊS, Maria. O saber não ocupa espaço – O mundo dos surdos. 2014. 15 folhas. Trabalho de conclusão de curso (Extensão em Libras) – C.E.M.E.P. Aparecida / SP, 2014. Orientado pelo Professor Especialista Luís Carlos Soares.
As identidades surdas são construídas dentro das representações possíveis da cultura surda, elas moldam-se de acordo com maior ou menor receptividade cultural assumida pelo sujeito. E dentro dessa receptividade cultural, também surge aquela luta política ou consciência oposicional pela qual o individuo representa a si mesmo, se defende da homogeneização, dos aspectos que o tornam corpo menos habitável, da sensação de invalidez, de inclusão entre os deficientes, de menos valia social.
Palavras- chave: Inclusão, Surdo, Libras.
Sumário
1 INTRODUÇÃO 4
1.2 JUSTIFICATIVA 4
1.3 OBJETIVOS 4
1.3.1 OBJETIVO GERAL 4
1.4 METODOLOGIA 5
2 HISTÓRIA DA VIDA DE UM SURDO 5
2.1 INTRODUÇÃO 5
2.2 ENTREVISTA 5
3 JOGOS E BRINCADEIRAS 6
4 HISTÓRIAS EM LIBRAS 10
4.1 OS TRÊS PORQUINHOS 10
5 CONVERSAÇÃO SIMPLES 14
BIBLIOGRAFIA 15
1 INTRODUÇÃO
Uma cultura é um conjunto de comportamentos apreendidos de um grupo de pessoas que possuem sua própria língua, valores, regras de comportamento e tradições; uma comunidade é um sistema social geral, no qual um grupo de pessoas vive junto, compartilham metas comuns e partilham certas responsabilidades umas com as outras e a cultura surda é muito recente no Brasil, tem pouco tempo – cento e vinte anos.
O surdo tem um modo próprio de olhar o mundo onde as pessoas são expressões faciais e corporais.
1.2 JUSTIFICATIVA
Por anos,