libras conceito de surdo, surdo-mudo e dificiente auditivo

324 palavras 2 páginas
Surdo, surdo-mudo ou deficiente auditivo?

O termo surdo é visto pela grande maioria das pessoas, como uma maneira ofensiva de se referir ao sujeito que tem perda auditiva. E por isso preferem utilizar uma forma mais suave e optam por chama-los de deficiente auditivo. Entretanto essa forma pode ser considerada até mesmo agressiva para os surdos. Deficiente auditivo remete a não ser capaz, insuficiente, insatisfatório.
Deficiente auditivo: A pessoa que perde a audição após ter adquirido a linguagem por meio da via auditiva, mantem a capacidade de se expressar oralmente e se comunicar com as pessoas, este pode ser considerado deficiente auditivo, uma vez que teve acesso a cultura e língua da sociedade ouvinte. Segundo Perlin (2002) esse grupo não se enquadra na cultura surda, visto que possuem um problema que pode ser eliminado pelo simples aumento de som ou aparelhos de amplificação sonora.
Surdo: Considera-se surdo aquela pessoa que, por ter perda auditiva compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da língua brasileira de sinais-LIBRAS. “ser surdo significa saber-se um sujeito diferente e não deficiente”. Resumindo... Os surdos possuem uma cultura singular e os deficientes auditivos vivem a margem da cultura dos chamados ouvintes.
Surdo-mudo: O termo surdo-mudo de fato deve ser banido da sociedade, visto que a surdez não acarreta nenhuma perca no aparelho fonador do indivíduo, o surdo não fala porque não ouve, e não porque suas cordas vocais foram comprometidas devido à surdez. Logo, não é correto dizer que todo surdo ou deficiente auditivo é mudo. Eles não são mudos. Se você conviver com eles, vai perceber que eles podem falar e se manifestar através de sons da fala. Muitas pessoas surdas não falam porque não aprenderam a falar. Alguns surdos já falam (oralizados), pois desenvolveram a fala através de um trabalho com fonoaudiologia.

Relacionados

  • Libras :Lingua Brasileiras de Sinais.
    3242 palavras | 13 páginas
  • Documentos
    50612 palavras | 203 páginas