Libras 1
Atividade 2.1- Leitura do Capítulo 3 e questionário
1) Qual a origem da Libras?
A Libras teve sua origem na fusão entre a língua francesa de sinais, trazidas pelos educadores surdos franceses, pioneiros na escolarização de surdos no Brasil, e a língua de sinais utilizada até então pelas comunidades surdas do Brasil. Devido a origem comum da língua francesa de sinais a ASL (língua americana de sinais) possui semelhanças com a Libras e devido a origem das línguas locais do Brasil encontram-se diferenças regionais na Libras.
2) A Libras pode ser considerada uma língua? Por quê? Sim, pode ser considerada uma língua, pois, possui estrutura linguística, viso-espacial, sintaxe, morfologia e fonologia próprias e permite abstrações tantas quanto as línguas orais. Além disso neurologicamente seu processamento se dá em áreas próprias de processamento linguístico, em ouvintes, e não visual. Assim é uma língua tão complexa e competente como as demais, possuindo como diferencial suas modalidades de expressão e recepção.
3) Quais as principais características da Libras?
Dentre as características principais da Libras, encontradas também em qualquer outra língua oral ou de sinais, estão:
1 Versatilidade e flexibilidade: possibilidade de expressão de fatos reais, imaginários ou poéticos, com tantas características e pormenores quanto se deseje expressar.
2 Arbitrariedade: possibilidade de relacionar a palavra, falada, escrita ou sinalizada, com o objeto, ação ou característica que esta representa.
3 Criatividade/produtividade: possibilidade de tratar de assuntos diversos a partir de um número determinado de fonemas ou quiremas.
4 Dupla articulação: a possibilidade e criar novas palavras ou sentidos através da combinação de unidades (fonema ou quirema) que se utilizadas isoladamente não teriam significado.