Liberalismo politico1
Os princípios básicos do liberalismo são, a defesa da propriedade privada, liberdade econômica (livre mercado), mínima participação do Estado nos assuntos econômicos da nação (governo limitado), igualdade perante a lei (estado de direito).
O liberalismo político pode ser definido como um conjunto de princípios e teorias políticas, que apresentam como pontos principais a defesa da liberdade política e econômica, os liberais são contrários ao forte controle do Estado na economia e na vida das pessoas, querendo menos interferência desse nos direitos fundamentais como o direito à vida, à felicidade e à liberdade.
O liberalismo surgiu na época do iluminismo contra a tendência absolutista e indica que a razão humana é o direito inalienável à ação e realização própria, livre e sem limites, são o melhor caminho para a satisfação dos desejos e necessidades da humanidade. O liberalismo acreditava no progresso da humanidade a partir da livre concorrência das forças sociais e era contrário às acusações das autoridades (religiosas ou estatais) sobre a conduta do indivíduo, tanto no campo ideológico como no campo material, devido à sua desconfiança básica sobre todo o tipo de obrigação (individual e coletiva). Ou seja, o liberalismo é uma doutrina que limita tanto os poderes quanto as funções do Estado. O liberalismo, no inicio da Modernidade, é o correlato, na política, do individualismo, e do subjetivismo na teoria do conhecimento. A necessidade de