libano
O Líbano localiza-se no extremo leste do Mediterrâneo. Em sua costa, de aproximadamente 225 km de extensão e 70 km de largura, situam-se: Beirute, Byblos, Sidon, Trípoli e Tyro. Elas estão à sombra do Monte Líbano, a coluna vertebral do país que, na Antigüidade, segundo manuscritos antigos e mesmo a Bíblia, era coberto de florestas de cedro, de carvalho e de árvores de várias essências aromáticas.
No lado oriental do Monte Líbano está o Vale do Bekaa (900m de altitude), planície fértil, chamada na Antigüidade de "celeiro do Império Romano", onde se encontram inúmeras cidades: Baalbeck, Aanjar, Zahle... A planície termina na fronteira com o Anti-Líbano, segunda cadeia de montanhas (barreira do deserto), que forma a cordilheira do Monte Hermon (Jabal al-Cheikh), menos favorecida pela irrigação e menos habitada. Ao norte e ao leste o país faz fronteira com a Síria e ao sul com os territórios palestinos ocupados.
O clima do país é mediterrâneo moderado. O inverno é úmido na costa e nevado na montanha, enquanto o verão é quente na costa e úmido nas montanhas, favorecendo o turismo em todas as estações. A hidrografia é outra característica natural favorável: os rios e fontes são alimentados pelo derretimento das neves que cobrem as montanhas no inverno. Litani (160km) que nasce no Vale do Bekaa a mil metros de altura; al-Kébir, 58km e Oronte (46km) são alguns dos maiores rios do país.
Grande parte do solo libanês sofre com a erosão, sendo a vegetação escassa, especialmente no interior, devido ao gado. Na região do mediterrâneo encontram-se as maiores culturas frutíferas e de cereais.
Preocupado com a preservação ambiental do país, o Líbano assinou recentemente acordos internacionais de proteção da biodiversidade e de combate à desertificação e mudança climática, entre outros, com o objetivo de combater a degradação do meio ambiente e renovar suas florestas.
DADOS GERAIS
Nome Oficial: República Libanesa
Área Geográfica: 10.452 km².
Área