Libano
Alunos: Jessica Bignotti João Lucas Venâncio João Victor Rocha Maria Eduarda Gasperi Matheus Kniss
Série: 3º ano EM. Turno: Matutino
Disciplina: Geografia
Professora: Leticia Bernardes
Data de entrega: 29/09/2014
CONFLITOS NO LÍBANO E CONFLITOS NA BÉLGICA
São José, 29 de setembro de 2014.
INTRODUÇÃO
Líbano-
O Mundo todo vem acompanhando os constantes conflitos que vem ocorrendo em diversos continentes. Um dos mais ‘’famosos’’ e talvez até um dos mais catastróficos são os conflitos no Líbano. Centenas de pessoas morrem por dia, milhares por ano. E tanta guerra por um motivo base: RELIGIÃO.
A origem dessa guerra está ligada à presença de diferentes grupos nacionais no Líbano, tais como cristãos, muçulmanos, drusos e outros. Os cristãos são a maioria e estão no poder, enquanto os muçulmanos sempre reivindicaram maior participação no poder.
Os conflitos começaram a partir de 1970, quando houve a criação dos acampamentos palestinos no Sul do país, o que fez aumentar o desentendimento entre cristãos, que sempre se manifestaram contra a presença de palestinos em território libanês, e muçulmanos, que apoiam a presença de palestinos no país, sendo, automaticamente, contrario á causa israelense.
Em 18 de Junho de 2008, Israel declarou que estava aberto a negociações de paz com o Líbano.
Bélgica-
A Bélgica é formada por três regiões geográficas: Flandres (ao norte), Valônia (ao sul) e Bruxelas (capital). Os conflitos violentos começaram por conta das diferenças culturais e econômicas, em meados do século XX. A maior crise política já enfrentada pela Bélgica foi em 2007, causada pelos flamengos e valões.
Líbano-
A Guerra do Líbano pode se referir a três conflitos armados distintos, como a Guerra Civil Libanesa (1975-1990), Primeira Guerra do Líbano (1982) e Segunda Guerra do Líbano (2006) Guerra Civil do Líbano: em 1975 ocorreram os