3o Ano
Os jogos de mesa utilizam de superfícies planas e prémarcadas, com desenhos ou marcações de acordo com as regras envolvidas em cada jogo específico e normalmente são jogados por duas pessoas, mas existem alguns que admitem até seis pessoas.
Jogos de tabuleiro não são apenas uma alternativa de lazer. Sua prática incentiva a capacidade de memória, ajudam a desenvolver o raciocínio lógico e abstrato
De volta as cavernas
Todas as culturas conhecidas tem algum tipo de jogo de tabuleiro, um dos mais populares é o xadrez, que remonta na sua forma primitiva há o século VI na Índia
(Apesar de ninguém saber suas verdadeiras origens, ao certo).
Uma das teorias mais aceitas sobre a origem dos jogos é que eles tiveram Seu surgimento relacionado a praticas e crenças religiosas que acabaram tendo sua utilização com fins lúdicos.
Os mais antigos conhecidos datam da antiga Suméria e Egito – estes, infelizmente, estão há muito tempo fora de catálogo!
São o Mancala e o jogo real de Ur.
Somente a partir do sec. XIX se tornaram produtos de massa devido ao surgimento da classe média, que tinha mais tempo para o lazer.
A partir da década de 1980 os jogos de tabuleiro perderam muito a sua popularidade devido aos jogos eletrônicos, mas, nos últimos anos voltaram a conquistar muitos adeptos.
Um dos motivos é a interação entre os jogadores. Xadrez
XEQUE-MATE
O objetivo do jogo é cercar e dar XEQUE-MATE no Rei inimigo. Um xeque-mate ocorre quando a defesa não destrói ou bloqueia as ameaças inimigas.
E também quando o Rei não tem como escapar do ataque por uma rota de fuga segura.
A ameaça direta ao Rei é chamada de Xeque.
Detalhes do início de jogo
1. Da esquerda p/ direita na 1ª linha: Torre, Cavalo,
Bispo, Rainha, Rei, Bispo, Cavalo e Torre.
2. Rei branco na casa preta e Rei preto, na casa branca.
3. Na 2ª linha ficam os 8 peões.
4. As brancas iniciam o jogo.
O Tabuleiro h8 e5
f5
b4 b3 f2 a1 Peões
Na saída andam uma ou duas casas para frente. Mas depois,