Levantamento e Modelagem Paramétrica de edifício
Eduardo Carvalho Witt1; Gisele Pinna Braga2; José Henrique Fadel Gobbo3
RESUMO
As atuais possibilidades tecnológicas de geração paramétrica da forma abrem espaço para estudo sobre um novo tipo de arquitetura. Nasce daí uma proposta de levantamento de um conjunto de edifícios existentes, adotados como objeto de estudo, e modelagem paramétrica dos mesmos. Este estudo utiliza modelagem generativa a fim de se obter alternativas paramétricas, segundo algoritmos e parâmetros estabelecidos que aproximem a forma do edifício de um modelo ideal, considerando fatores do local de implantação.
Palavras-chave: Parametricismo. Modelagem Generativa. Arquitetura Paramétrica.
INTRODUÇÃO
Em tempo marcado, 2012, ainda são poucas as pessoas que afirmam conhecer o termo “Paramétrico”, menor o número dos que já viram alguma intenção de projeto e quase inexistente para quem já viu um projeto paramétrico construído.
Um modelo paramétrico carrega muito mais informações que um desenho CAD, por não ser apenas uma forma de representação, mas sim um modelo baseado em dados ambientais, condicionantes e parâmetros construtivos. O resultado desse processo é uma arquitetura paramétrica, que surge de uma vontade compositiva para a criação de um espaço que seja mais justo com sua forma, do conceito e da busca de um por que para cada elemento presente no edifício.
Em uma cidade de 1.746.896 habitantes, 434,967 km² de área dividida em 9 regionais que administram 75 bairros, adotar um novo meio de projetar o espaço pode gerar diferentes opiniões sobre o tema. Em especial, alterar uma paisagem já construída mesmo que passando por toda uma lógica compositiva de elementos, o
1
Coautor, aluno do 3º ano do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPR. E-mail: eduardowitt@terra.com.br.
Professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Positivo. Doutora em Arquitetura e
Urbanismo (FAUUSP). E-mail: gbraga@up.com.br