Levantamento de todas as lutas existentes
Marcelle Lopes Rodrigues
[Fevereiro]
2011
Marcelle Lopes Rodrigues
LEVANTAMENTO DE TODAS AS LUTAS EXISTENTES
Trabalho apresentado à Universidade do Grande Rio “Professor José de Souza Herdy”, como parte dos requisitos parciais para a disciplina Lutas do Curso de Licenciatura em Educação Física.
Prof. Ney Felippe Cocchiarale
[Fevereiro]
2011
CAPÍTULO I
INTRODUÇÃO
Luta é todo tipo de combate corpo a corpo, com ou sem armas e luvas, em que dois contendores procuram pôr um ao outro no chão, é o mais natural e primitivo meio de ataque e defesa, praticada desde o início da humanidade. Sua finalidade inicial era submeter, humilhar e até mesmo eliminar o adversário. A luta é o esporte de competição mais antigo do mundo. Adotada na preparação física para provas mais importantes, a luta logo se transformou em esporte, posteriormente surgindo a Luta Combate, que incluía muitas vezes a morte de um dos competidores, com o tempo adquiriu a condição de espetáculo em alguns países, como o Japão, chegou a ser um rito. Esporte já popular na Grécia antiga, em várias modalidades, a luta provavelmente nasceu na Mesopotâmia e no Egito. Cenas esculpidas no templo de Beni-Hassan representam golpes e quedas, alguns deles muito semelhantes aos adotados nas lutas modernas. Em Atenas, na Grécia antiga, a luta fazia parte da educação, o mesmo acontecia em Esparta, que dava ainda maior atenção aos exercícios físicos, os lutadores espartanos untavam o corpo com azeite, para dificultar aos adversários agarrá-los.
CAPÍTULO II
DESENVOLVIMENTO
A luta olímpica, de origem na Grécia, onde os romanos conquistaram e adaptaram à modalidade grega o tipo de luta que praticavam, eliminando certas brutalidades em qualquer competição, apresenta-se sob duas modalidades: livre e