Sustentabilidade empresarial
O desenvolvimento sustentável corporativo é o tema do momento no mundo empresarial. Uma oportunidade para as empresas inovarem, agregarem valor e diferencial aos seus produtos, procedimentos e serviços, tornando-se mais competitivas. Atualmente, o grande desafio é formar empresas sustentáveis.
A sustentabilidade corporativa não é nenhum tipo de assistencialismo ou filantropia, nem mesmo um investimento social isolado. A sustentabilidade é, portanto, a adoção de práticas que fortalecem os negócios de forma integrada. Neste sentido, os recursos ambientais, sociais e econômico-financeiros estão na base desse tripé de sustentação. A utilização destes mecanismos para atender às necessidades do presente, sem comprometer a capacidade das gerações futuras em atender às suas próprias necessidades é o que chamamos de desenvolvimento sustentável.
A sustentabilidade corporativa precisa ser inserida nas organizações em todos os seus processos. Porém, se não estiver inserida em sua cultura, dificilmente ela será alcançada. Por esta razão, pode-se dizer que uma empresa que pretende ser sustentável é uma empresa que visa à ética, o respeito, a formalidade, a minimização de recursos, principalmente os naturais, que já são escassos.
2. SUSTENTABILIDADE CORPORATIVA – CONCEITO, ORIGEM E EVOLUÇÃO
O termo sustentabilidade originou-se durante a década de 1980, com a crescente conscientização dos países em descobrir formas de promover o crescimento de suas empresas sem destruir o meio ambiente, nem sacrificar o bem-estar das futuras gerações. Desde então, o termo se transformou em cenário para causas sociais e ambientais, principalmente no mundo dos negócios, onde prevalece a idéia de que “empresa sustentável é aquela que gera lucro para os acionistas, ao mesmo tempo em que protege o meio ambiente e melhora a qualidade de vida das pessoas com que mantém interações.” SAVITZ (2007)
A partir deste princípio, Sustentabilidade Corporativa passou a ser mais do