Levantamento de Peso
HISTÓRIA
Dois presidentes brasileiros incentivaram o levantamento de peso. No final do século XIX, o Marechal Floriano Peixoto tinha em seu filho, Floriano Peixoto Filho, um praticante do esporte. Com isso, houve o incentivo para a disputa de torneios no Rio. Mas foi no Estado Novo de Getúlio Vargas, na década de 30, que a modalidade ganhou impulso. O presidente via no levantamento de peso uma alavanca para se constituir um “novo” homem brasileiro. Por isso, ele viabilizou a regulamentação da modalidade e em seu segundo governo, em 1946, autorizou a criação da Liga Força e Saúde, renomeada um ano depois para Federação Metropolitana de Halterofilismo.
O levantamento de peso já existe como prática esportiva há 5 mil anos. Sua origem está na China, onde homens erguiam pedras, as quais posteriormente seriam unidas por varas de bambu, como forma de exercício.
O levantamento básico surgiu nos Estados Unidos, nas décadas de 1950 e 1960, a partir de antigos exercícios que eram praticados por levantadores de peso olímpico e fisiculturistas.
A partir da década de 1960, começaram a se organizar competições e em novembro de 1972 surgiu à primeira federação que regulamenta o esporte, e o primeiro campeonato mundial oficial foi realizado em novembro de 1973. A partir da década de 1980 começaram a surgir outras federações.
Está modalidade possui varias confederações, como:
Confederação Paulista de Power lifting.
Confederação Brasileira de Levantamentos Básicos.
Confederação Internacional de Levantamentos Básicos.
E outras federações regionais.
REGRAS
A competição é realizada numa plataforma (tablado) de 4m² e três árbitros julgam se os levantamentos foram válidos ou não, acionando um sistema de luzes: branca para levantamento válido e vermelha para nulo.
Os equipamentos são uma barra de aço, anilhas e presilhas para fixar os discos na barra. Para a prova masculina, a barra deve medir 2,20 m de comprimento, pesar 20 kg e possuir