levantamento de Anomalias
O levantamento foi efetuado, por registo fotográfico e legendado com a descrição e localização das anomalias na estrutura a analisar.
É certo que ao longo do tempo algumas das anomalias irão piorar e será inevitável o aparecimento de novas anomalias não descritas no presente trabalho, é de salientar que não foram utilizados quaisquer materiais de inspeção, a identificação da anomalia será acompanhado do equipamento proposto para a sua averiguação e consequente analise separativas.
Material necessário:
- Régua para medir fissuras;
- Martelo e escopro;
- Máquina fotográfica mais escala para fotos;
- Equipamento de inspecção ordinária;
- Esclerómetro;
- Berbequim e solução de fenolfetaleína;
- Fio-de-prumo, régua e nível;
- Magnetómetro;
Descrição de patologias detetadas
Fissuração – a estrutura apresenta várias fissuras nos seus diversos elementos e com varias causas, onde a principal é o visível assentamento de terreno.
Corrosão das Armaduras – as armaduras que se encontram entre fissuras estão a ser corroídas, isto acontece principalmente na transição de alguns muros de suporte com a alvenaria superior.
Ataque Biológico – nos encontros da alvenaria e muros de suporte com o pavimento, o destacamento de ambos devido ao assentamento do terreno, possibilita o aparecimento de vegetação, em caleiras fendilhadas foram detetados musgos,
Juntas de Dilatação – as juntas de dilatação, apresentam alguma deficiência, pois existem fendas junto a estas juntas o que indica o mau funcionamento das mesmas.
Sistema de Drenagem – o sistema de drenagem pluvial encontra-se inoperacional, devido à obstrução dos sumidouros, ao desnível dos pavimentos e na cobertura existe a fendilhação de algumas caleiras
Causas das patologias
Idade da estrutura – a elevada idade da estrutura e o desgaste dos materiais existentes são duas das causas para a origem de algumas das patologias existentes.
Variações térmicas – uma