Levantamento da ictiofauna do rio passo fundo em lages, santa catarina
CENTRO DE CIÊNCIAS AGROVETERINÁRIAS - CAV
ENGENHARIA AMBIENTAL
Levantamento da Ictiofauna do Rio Passo Fundo em Lages, Santa Catarina
SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 1 2. MATERIAIS E MÉTODOS 2 2.1 LISTAGEM DE ESPÉCIES ANTERIORMENTE DESCRITAS 2 2.2 ÁREA DE AMOSTRAGEM 2 2.3 MÉTODOS DE AMOSTRAGEM 3 2.4 MÉTODOS PARA ANÁLISE DOS DADOS 5 2.4.1 Índice de Dominância 6 2.4.2 Frequência 6 2.4.3 Riqueza de Espécies 6 2.4.4 Equitabilidade 7 3. RESULTADOS 7 4. EQUIPE 7
INTRODUÇÃO
O presente projeto será realizado na região da bacia hidrográfica do rio Canoas, estado de Santa Catarina, com o objetivo de efetuar estudos sobre a ictiofauna da microbacia hidrográfica do rio Passo Fundo, particularmente na área que será implantada a PAPELAR Indústria de Papelão LTDA. A região apresenta mata ciliar e macrófitas aquáticas à sua margem, passando por uma extensão de margem desmatada com deposição de lixo e ainda uma extensão de mata ciliar em fase de regeneração.
Deste modo, faz-se necessário a realização de inventários da ictiofauna para acessar os componentes da diversidade deste bioma antes da alteração do ecossistema, e assim gerar subsídios para avaliar, prever e amenizar as consequências das modificações antrópicas sobre os peixes do rio inserido na área de influência do empreendimento. O objetivo central deste projeto é gerar e sistematizar informações sobre a diversidade de peixes na região da microbacia hidrográfica do rio Passo Fundo, antes da construção da indústria de papelão, para subsidiar ações de conservação. Para isso será realizado a complementação do inventário ictiofaunístico na região afetada.
MATERIAIS E MÉTODOS
LISTAGEM DE ESPÉCIES ANTERIORMENTE DESCRITAS
Figura [ 1 ] - Ordens, famílias e espécies de peixes previamente amostrados na bacia do Rio Canoas.
ÁREA DE AMOSTRAGEM
O levantamento será realizado no rio Passo Fundo, onde será considerado para o