Leucócitos
DISCENTE: WANESSA OLIVEIRA ROSARIO
CURSO: ENFERMAGEM SEMESTRE: 1º
DISCIPLINA: HISTOLOGIA HUMANA CÓDIGO: BIO425
Leucócitos: Tipos, características estruturais e seu respectivo significado funcional.
Os leucócitos, também conhecidos por glóbulos brancos, são células produzidas na medula óssea e presentes no sangue, linfa, órgãos linfoides e vários tecidos conjuntivos.
Os leucócitos são responsáveis pela defesa do organismo, desenvolvendo o sistema imunológico de corpo humano. Eles combatem os microorganismos (bactérias e vírus) causadores de doenças, por meio de sua captura e da produção de anticorpos. Não são como as células normais do corpo principalmente porque agem como organismos vivos independentes e unicelulares capazes de se mover e capturar coisas por conta própria.
Geralmente, a quantidade de leucócitos num determinado volume de sangue é determinada automaticamente através de um contador celular computadorizado. Esses instrumentos fornecem a contagem leucocitária total, expressa como células por mililitros de sangue, assim como a proporção de cada um dos cinco tipos principais de leucócitos. A contagem leucocitária total normalmente varia de 4 mil a 10 mil células por mililitro. Uma quantidade muito pequena ou muito grande de leucócitos indica um distúrbio.
Existem seis tipos de leucócitos (glóbulos brancos):
- Neutrófilos;
- Eosinófilos;
- Basófilos;
- Monócitos;
- Linfócitos;
- Plasmócitos, ocasionalmente.
Além desses é encontrado um grande número de plaquetas, que são fragmentos de outros tipos de células semelhantes aos linfócitos encontrados na medula óssea, os megacariócitos.
1. Neutrófilos:
São as principais células de combate a bactérias, e está muito presente em inflamações agudas.
Possuem um núcleo segmentado, com cromatina densa e de cor violeta, enquanto o citoplasma é de cor salmão, com pequenas granulações, por vezes de difícil