Leucemia
A leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos (leucócitos), geralmente, de origem desconhecida. Tem como principal característica o acumulo de células jovens anormais na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais. As leucemias podem ser agrupadas com base enquanto rapidamente na doença evolui e torna-se grave. Sob esse aspecto, a doença pode ser o tipo crônica ou aguda.
1 - CRÔNICA: No inicio da doença, as células leucêmicas ainda conseguem fazer algum trabalho dos glóbulos brancos normais. Medico geralmente descobre a doença durante exame de sangue de rotina. Lentamente, a leucemia crônica se agrava. À medida que o numero de células leucêmicas aumenta, aparecem inchaço nos linfonodos (ínguas) ou infecções. Quando surgem, os sintomas são brandos, agravando-se gradualmente. 1.1 – leucemia linfoide crônica: Afeta células linfoides q se desenvolve vagarosamente. A maioria das pessoas diagnosticadas com esse tipo de doença tem mais de 55 anos. Raramente afeta crianças. 1.2 – leucemia mieloide crônica: Afeta células mieloides e se desenvolve vagarosamente, a principio. Acomete principalmente adulto. 2– AGUDA: As células leucêmicas não podem fazer nenhum trabalho das células sanguíneas normais. O numero de células cresce rapidamente e a doença agrava-se num curto intervalo de tempo 1.3 – leucemia linfoide aguda: Afeta células linfoides e agrava-se rapidamente. É o tipo mais comum em crianças pequenas, mas também ocorre em adultos. 1.4 – leucemia mieloide aguda: Afeta as células mieloides e avança rapidamente. Ocorre tanto em adultos como em crianças.
1 – SINTOMAS: Os principais sintomas de correm do acumulo de células defeituosas na medula óssea, prejudicando ou impedindo a produção dos glóbulos vermelhos (causando anemia, que por sua vez causa fadiga e palpitação), dos glóbulos brancos