Leucemia
Tipos de leucemia
Os tipos de leucemia são agrupados pela sua rapidez de desenvolvimento e agravamento da doença.
A leucemia pode ser: aguda (piora lentamente) crónica (piora rapidamente) Leucemia Crónica
No início da doença, as células sanguíneas anómalas ainda conseguem desempenhar a sua função, e uma pessoa com leucemia crónica pode não ter quaisquer sintomas. Lentamente, a leucemia vai piorando; vai causando sintomas, à medida que o número de células tumorais aumenta.
Leucemia linfocítica crónica: é responsável por cerca de 7000 novos casos de leucemia, todos os anos. Na maioria das vezes, a pessoa não apresenta sintomas. Esta doença é mais frequente depois dos 55 anos. Quase nunca afecta crianças.
Leucemia mielóide crónica: é responsável por cerca de 4400 novos casos de leucemia, todos os anos. Afecta principalmente os adultos.
- Leucemia aguda
Leucemia aguda: as células sanguíneas são muito anómalas e não conseguem desempenhar as suas funções. O número de células anómalas aumenta rapidamente. A leucemia aguda piora rapidamente.
Leucemia mielóide aguda
Leucemia linfóide aguda
Leucemia linfocítica aguda: é responsável por cerca de 3800 novos casos de leucemia, todos os anos. É o tipo mais comum de leucemia, em crianças. Também afecta os adultos.
Leucemia mielóide aguda: é responsável por cerca de 10600 novos casos de leucemia, todos os anos. Afecta tanto adultos, como crianças. Os sintomas da leucemia
Febre e suores nocturnos
Infecções frequentes
Sensação de fraqueza ou cansaço
Dor de cabeça
Sangrar e fazer nódoas negras facilmente
Dor nos ossos e articulações
Inchaço ou desconforto no abdómen
Gânglios inchados, especialmente os do pescoço e das axilas
Perda de peso
Conclusão
A leucemia é uma doença grave que precisa de um