leucemia
(acessado:http://einstein.br/einstein-saude/em-dia-com-a-saude/Paginas/leucemia-tudo-sobre-doenca.aspx publicado em outubro de 2011) A leucemia é uma doença que é formada por um grupo de cânceres que afetam as células brancas do sangue.É uma enfermidade que se desenvolve na medula óssea, parte do corpo que produz as células sanguíneas,(células brancas, e plaquetas). A leucemia pode ser classificada de acordo com o grau de evolução(imaturidade das células),em crônica ou aguda.
(acessado:http://einstein.br/einstein-saude/em-dia-com-a-saude/Paginas/leucemia-tudo-sobre-doenca.aspx - publicado em outubro de 2011) Os principais sintomas da leucemia decorrem do acúmulo dessas células na medula óssea,prejudicando ou impedindo a produção dos glóbulos vermelhos (causando anemia), dos glóbulos brancos (causando infecções) e das plaquetas (causando hemorragias).Depois de instalada, a doença progride rapidamente,por isso necessita que o tratamento seja iniciado logo após o diagnóstico e a classificação da leucemia.
(acessado:http://www.mdsaude.com/2010/02/leucemia.html - artigo atualizado em 08/11/2013)
Para saber o grau da doença é preciso fazer um exame chamado hemograma que revelará um aumento acentuado na contagem de leucócitos, acima de 100.000/mm3, na ausência de infecções ou outras causas, com granulócitos em diferentes estágios de maturação. A contagem de plaquetas pode estar alterada, para mais ou para menos.
O cariótipo mostra as alterações cromossômicas, ou seja a translocação dos genes entre os cromossomos 9 e 22, formando o cromossomo anômalo bcr-abl.
(Bibliografia: GARDIN N. Leucemia