solubidade
SOLUBILIDADE
1. Objetivo
Verificar a solubilidade de algumas substâncias em diferentes solventes.
2. Introdução Teórica
A solubilidade é a capacidade que uma substância tem de se dissolver ou não em outra.
Existem vários fatores que influenciam na solubilidade de uma substância. Entre eles, está a temperatura, a pressão atmosférica, e a polaridade do soluto e do solvente.
Na solubilidade, o caráter polar ou apolar da substância influi muito, já que, devido a polaridade das substâncias, estas serão mais ou menos solúveis. Assim, substâncias polares irão se solubilizar em outras substâncias polares, já as apolares, irão se solubilizar em outras substâncias apolares.
Apenas os gases sofrem influência da pressão, assim, se aumentarmos a pressão em um sistema que contém um gás, maior será a sua solubilidade.
A temperatura é um dos fatores mais relevantes. A solubilidade da maioria dos sólidos nos líquidos aumenta com a temperatura.
De forma inversa, ocorre com quase todos os gases: quanto maior a temperatura, menor a solubilidade de um gás em meio líquido. Isto porque, na fase gasosa, praticamente não existem atração entre as moléculas. Porém, existe atração entre as moléculas do gás e do solvente, assim, quando o solvente vai atingindo a fase gasosa, a atração entre as moléculas do gás e do solvente também diminui, gradativamente. Isto pode ser observado nos mares, onde, no verão, os peixes buscam águas mais profundas, pois nelas a solubilidade do oxigênio é maior do que as mais rasas, que estão mais quentes.
Para os sólidos, o mecanismo é contrário. No estado sólido, a atração entre as moléculas do soluto é muito forte. À medida que a temperatura aumenta, a substância tende a entrar em processo de fusão, diminuindo a atração entre as suas moléculas e facilitando a atração entre as moléculas do solvente e do soluto. Esse processo de interação entre as moléculas