Leucemia
A leucemia infantil é uma doença maligna dos glóbulos brancos(leucócitos) de origem, na maioria das vezes, não conhecida.
Os primeiros sinais e sintomas de uma criança com leucemia acontecem quando se dá uma insuficiência da medula óssea por células leucêmicas ou blastos. A substituição dos elementos normais da medula óssea resulta em anemia, neutropenia e plaquetopenia.
Os sintomas da leucemia infantil são relacionados com, má alimentação, ou seja, quando os pais não alimentam direito seus filhos. Pode ser também por problema genético, quando alguém da família da criança teve a doença e ela pode nascer com os genes. A exposição á radiação também está relacionada com os sintomas.
A dor óssea representa o comprometimento leucêmico do periósteo e do osso que também é muito frequente. No inicio, as crianças pequenas podem mancar ou recusar-se a andar. Para diagnosticar a doença, as células sanguíneas e a medula devem ser examinadas. O exame por coloração das células sanguíneas e a sua visualização são realizados através de um microscópio, normalmente mostrando a presença de linfoblastos.Por essa razão,é mandatário o exame da medula óssea ou mielograma para se estabelecer o diagnóstico definitivo de leucemia.
A amostra retirada da medula óssea, em geral fornece material para diagnóstico suficiente. Embora a presença de mais de cinco por cento de linfoblastos indique leucemia, a maioria dos laboratórios requer um mínimo de vinte e cinco por centos de células blásticas leucêmicas no aspirado para a confirmação do diagnóstico.
OS SINTOMAS COMUNS DA LEUCEMIA INCLUEM
• Febre e suores noturnos;
• Infecções frequentes;
• Sensação de fraqueza ou cansaço;
• Dor de cabeça;
• Sangrar e fazer