Leucemia e seu tratamento na quimioterapia
A leucemia é um câncer das células sanguíneas. Ela é o tipo mais comum de câncer no sangue e geralmente começa na medula óssea, o material macio no centro da maioria dos ossos onde as células sanguíneas são formadas. A medula óssea fabrica três tipos de células sanguíneas, e cada tipo tem uma função especial.
* Células brancas sanguíneas lutam contra infecções e doenças.
* Células vermelhas carregam oxigênio através do corpo.
* Plaquetas ajudam a controlar sangramentos ao formar coágulos. Em pessoas com leucemia a medula óssea produz células sanguíneas brancas anormais. No começo as células de leucemia funcionam quase normalmente. Porém, como o passar do tempo, à medida que mais células de leucemia são produzidas, elas podem superpovoar e interferir no trabalho das células sanguíneas brancas normais, células vermelhas e plaquetas. Isso torna difícil para o corpo executar suas funções normais. Existem quatro tipos de leucemia em adultos. Dois são crônicos, significando que pioram em um período longo de tempo. Dois são agudos, significando que pioram rapidamente. Os tipos de leucemia são:
* Leucemia linfocítica crônica.
* Leucemia mielóide crônica.
* Leucemia linfocítica aguda.
* Leucemia mielóide aguda.
Sintomas da leucemia
Danos à medula óssea resultam na falta de plaquetas no sangue, as quais são importantes para o processo de coagulação. Isso significa que pessoas com leucemia podem sangrar excessivamente. As células brancas do sangue, que estão envolvidas no combate a agentes patogênicos, podem ficar suprimidas ou sem função, colocando o paciente sob risco de infecções. Já a deficiência de células vermelhas ocasiona anemia, a qual pode causar falta de ar e fadiga. Pode ocorrer dor nos ossos ou articulações por causa da extensão do câncer a essas áreas. Dor de cabeça e vômito podem indicar que o câncer disseminou-se até o sistema nervoso central. Em alguns tipos de leucemia os nódulos linfáticos podem ficar