Letramento
GÊNEROS TEXTUAIS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Todos nós concordamos que a comunicação e de grande importância e que a uma necessidade de estar se comunicando. Diante da grande variação e formas de diálogo surgiram os Gêneros textuais e os tipos textuais. Em minha opinião aprendemos diferentes gêneros textuais antes mesmo de ir para a escola, cabe a nos como professores aproveitar esse conhecimento e ensinar o uso correto nos diversos niveis.
Estamos rodeados de gêneros textuais, no diálogo, carta, bilhete, receitas etc. Então vejo que o aluno precisa dessa aproximação, do conhecimento sobre os gêneros. A uma diferença entre cada maneira de se comunicar, o bilhete e diferente de uma carta, a piada não e uma lista de compras.
Como Robson de Moura Silva passa no texto Gêneros e Tipos Textuais; O acesso a diferentes gêneros textuais é de suma importância para criarmos uma "bagagem" textual e com isso, sabermos escolher cada um deles em dado contexto.
Já os tipos textuais em minha opinião são mais difíceis. A diferenciação entre elas, muitas das vezes a um foco maior em alguns tipos textuais, como por exemplo, o de narração, descrição e a dissertação. A também a utilização dos tempos verbais, que pode muitas das vezes confundir o aluno, dependendo da mudança de situação.
A utilização de gêneros e tipos textuais e de grande importância no meu ponto de vista, vamos estar sempre nós deparando com os gêneros e os tipos textuais, cabe ao professor ensinar aos alunos a utilizar de maneira correta, ensinar a variedade de gêneros fazendo com que o aluno conheça os diferentes textos que circulam, assim como suas ortográfias e gramaticas com o aperfeiçoamento dos recursos coesivos.