letramento
Escrever envolve trabalho cognitivo, mental, raciocínio e planejamento, mas o ato de escrever é também uma atividade motora.
A aquisição dessa habilidade quando associada ao conhecimento possibilita a comunicação.
O desenvolvimento das atividades linguísticas de ler e escrever, falar e ouvir, não se desenvolve espontaneamente. Elas precisam ser ensinadas.
A criança desde muito pequena aprende a reconhecer com facilidade nome de pessoas, animais, objeto de seu ambiente familiar, isto é reconhecer substantivos.
A alfabetização envolve o trabalho com dois grandes eixos que seriam:
1-Atividade de apropriação do sistema de escrita alfabético.
2-Leitura e produção de textos orais e escritos.
No trabalho com o segundo eixo a idéia é trabalhar com a criança diversos gêneros textuais, oferecendo a criança uma diversidade de gêneros, desenvolvendo o hábito à leitura antes mesmo da alfabetização.
A criança reconhece tudo que há na sala de aula, partindo disso o professor poderá então identificar junto á criança o nome das “coisas”, ajudando no reconhecimento as letras, sons...
Instrumento privilegiado nesse sentido são as histórias infantis que amplia o vocabulário, permitindo o exercício da fantasia e criatividade possibilitando a construção de valores, sendo uma poderosa ferramenta na formação de bons hábitos leitores.
Podemos introduzir na leitura escolar e familiar,contos,poesias, textos informativos(que permitem o hábito de ler para estudar,buscar informação),histórias em quadrinhos, parlendas e cantigas tradicionais(que trazem contigo a cultura de nosso país)
Embora a alfabetização formal se dê no ensino fundamental, o trabalho tem inicio, desde a primeira etapa da pré- escola, expondo as crianças a uma leitura diversificada, envolvendo textos, situações e utilizando meios de