Letramento
Alfabetização e Linguagem
FASCICÚLO 3: A ORGANIZAÇÃO DO TEMPO PEDAGOGICO E PLANEJAMENTO DO ENSINO "O tempos à leitura na sala de aula"
O autor nos chama a atenção dizendo-nos que uma leitura e a escrita não pode ser feita de qualquer maneira, temos que em primeiro lugar nos questionarmos, o que se lê? O que se escreve? Para quê se lê? Para que se escreve? Quando? Pra quem? Com quem? Em que condições, lê-se e escreve-se na escola.
Para muitos professores a leitura não passa de um mero passa tempo, ou ainda algo que serve apenas para ocupar (matar?) o tempo, pois eles só lêem algo nos últimos minutos que ainda restam para terminar a aula, por considerarem que seu dever ao final do dia, já foi cumprido. Um exemplo citado, seria na saída, ou seja, no termino das aulas, nesse momento a criança jamais ira prestar atenção ou se interessas pelo que o professor esta lendo, pois, ela entende que após guardar o seu material já encerrou o momento de aprendizagem e dessa forma da à visão que a leitura não é importante e não faz parte do seu aprendizado.
Jeitos e jeitos de viver o tempo da leitura na sala de aula
Para que a leitura seja uma forma de aprendizagem deve ser tratada em sala de aula como uma disciplina importante, valorizada, que pode ser planejada e ter seu lugar garantido diariamente, e tem que ser vista não como algo para preencher vácuo ou lacunas e sim como momento de fruição, ou seja, de prazer. Prendendo assim a atenção das crianças fazendo com que elas tenham interesse, pelo que o professor esta lendo, criando expectativas nela de querer saber o final da historia.
FASCÍCULO 4: ORGANIZAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR E DAS SALAS DE LEITURA:
Biblioteca escolar. Para quê? Como utilizá-la?
Este espaço é um excelente lugar de acesso a livros, coleções, periódicos, jornais, gibis, onde á variados tipos e alternativas de material impresso onde diz respeito, à cultura, ao lugar onde é adquirido o conhecimento e passado saberes e