letramento
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO
O comércio globalizado prioriza cada vez mais as relações entre empresas certificadas com ISSO 14001. A certificação ISSO 14001 é concedida a mais de 200 empresas por ano no Brasil. Para obter esta Certificação é necessária a implantação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA). De acordo com a norma BR ISSO 14001:2004 os Programas de Gestão Ambiental devem ser estabelecidos, implantados e mantidos pela empresa. A viabilidade econômica para a implantação de um Programa de Gestão Ambiental deve ser estabelecida, implementados e mantidos pela empresa.
Este trabalho contemplou o estudo para a implantação do Programa de Gestão Ambiental de Resíduos Sólidos em uma construtora, localizada na cidade de São José dos Campos, estado de São Paulo.
1 . INTRODUÇÃO
O “modelo econômico” atualmente adotado é baseado no lucro e no consumo, os recursos naturais são usados como matéria-prima, dessa forma degradou o meio ambiente e perdemos em qualidade de vida.
Desde 1992, este modelo vem sendo discutido, na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio ambiente e Desenvolvimento (CNUCED), realizada no Rio de Janeiro, Brasil, conhecida como Rio-92.
Desde 1972, com a conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, que se realizou em Estocolmo, essa questão já vinha sendo motivo de preocupação, sendo que na Conferência Rio-92 endossaram-se o conceito de “desenvolvimento sustentável”. A partir de então, começa a se perceber que para se calcular lucro é preciso incluir, dentro dos custos, os passivos ambientais. É preciso embutir os custos do cumprimento da legislação ambiental, tecnologia de produção limpa e da recuperação da degradação do meio ambiente.
As empresas perceberam que a questão ambiental passou a ser um pré-requisito exigido internacionalmente em suas