Letramento e alfabetização
UM REPENSAR DA AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA
HALLINE FIALHO DA ROCHA
Monografia apresentada ao Curso de
Pós-graduação Lato Sensu em Supervisão
Educacional e Inspeção Escolar da
Universidade Católica de Petrópolis como requisito para Conclusão de Curso.
Orientador: Profa. Dra. Marisol Barenco de
Mello.
Petrópolis
2005
2
Dedico esta monografia aos professores alfabetizadores, para que se tornem profissionais reflexivos de sua prática, buscando aprimorá-la através da formação inicial e continuada.
3
AGRADECIMENTOS
Agradeço a Deus, aos meus familiares e a todos aqueles que contribuíram para minha formação não só profissional, mas também como pessoa consciente, crítica e reflexiva.
4
"[...] A minha contribuição foi encontrar uma explicação segundo a qual, por trás da mão que pega o lápis, dos olhos que olham, dos ouvidos que escutam, há uma criança que pensa."
Emília Ferreiro
5
RESUMO
O presente estudo tem como finalidade apresentar os avanços teórico-metodológicos na área da alfabetização. Assim como a alfabetização e o letramento são processos que caminham juntos, este trabalho, em específico, buscou um repensar da aquisição da língua escrita, baseado no alfabetizar letrando. Antecedendo toda a discussão teórica, foi traçado um histórico sobre a alfabetização. O estudo das teorias de Cagliari(1998), Colello(2004), Peixoto(2004),
Soares (2000) entre outros, possibilitou um conhecimento teórico que serviu como alicerce para a fundamentação de conceitos que envolvem o alfabetizar letrando. Na prática, foi realizado um estudo de caso que buscou analisar as hipóteses de escrita construídas por duas crianças durante o 1º ano do ciclo de alfabetização, enfatizando as práticas educativas que permearam todo o processo de aprendizagem do alfabetizar letrando. O estudo deste novo paradigma teórico, o alfabetizar letrando, contribuirá para um repensar do educador atuante nas classes de