Leticia Dutra
LETICIA DUTRA MENDES ( T: 204)
SENHORA
CACHOEIRINHA
2014
RESUMO DA OBRA: Foi publicado em 1875. O romance pode ser considerado uma das obras-primas de seu autor e uma das principais da literatura brasileira. Uma vez que trata do tema do casamento burguês, ou seja, baseado no interesse financeiro, pode ser considerada precursora do Realismo ou pré-realista. O romance conta a história de uma pobre moça desiludida chamada Aurélia que enriqueceu ao receber a herança de seu avô que havia falecido. Então Aurélia torna-se uma dama da alta sociedade e decide se casar, onde compra seu marido, Seixas, o grande amor de sua vida.
PRINCIPAIS PERSONAGENS: Aurélia e Fernando Seixas.
TEMPO CRONOLÓGICO: O tempo é cronológico, tomando como base o século XIX, durante o Segundo Império. Entretanto, não há linearidade, já que a história é contada a partir de flach-back.
ESPAÇO EXTERNO: O espaço externo da narrativa é no Rio de Janeiro.
ESPAÇO INTERNO: O espaço interno da narrativa é na casa de Aurélia.
ESPAÇO SOCIAL: O espaço social da narrativa é na alta sociedade.
ENREDO: Seixas era um pobre jornalista, que apesar de sua classe social, gastava seu salário em festas da alta sociedade. Aurélia, assim como Seixas era pobre, mas ficara rica após herdar a fortuna de seu avô fazendeiro. Ela e Seixas se amavam e estavam de casamento marcado, o qual não ocorreu pelo fato de Seixas saber suas condições financeiras e achar não ser homem para Aurélia. A união dos dois foi rompida, quando Seixas submeteu-se a sua ganância e aceitou o dote que o pai de Adelaide de Amaral oferece a ele para que case-se com sua filha, pensando melhorar de vida. Aurélia, após enriquecer tornou-se uma grande dama da alta sociedade e decidiu que para completar precisava de um marido, o qual ela resolve comprar. O escolhido, no entanto, era Seixas, que aceitara casar-se, mesmo