Lesões no esporte
1- Explique as principais lesões q podem ocorrer a um atleta destacando os motivos q ocasionam estás lesões
R: As lesões musculares estão entre as queixas mais comuns no atendimento ortopédico, ocorrendo tanto em atletas como em não atletas. Estas lesões caracterizam um desafio para os especialistas, haja vista a lenta recuperação que afasta o atleta dos treinamentos e competições, as frequentes sequelas e a recorrência das lesões.
2- Quais as principais formas para que possamos prevenir a ocorrência destas lesões? Explique as R: A PREVENÇÃO É A FORMA DE TRATAMENTO MAIS EFICAZ.
Treinador e atleta devem:
Estudar rigorosamente a sessão programada;
Analisar os riscos de cada exercício;
Avaliar clínica, física e psicologicamente os atletas;
Fazer um treinamento específico para cada modalidade. Atletas "de fim de semana" são mais propensos a traumas graves;
Fazer alongamento antes e depois de qualquer atividade física;
Manter sempre o equilíbrio muscular, ou seja, a força;
Conhecer bem as regras do esporte que será praticado;
Usar os equipamentos de proteção e as roupas adequadas a cada esporte, como capacetes, joelheiras, protetores de ombros, tornozelo e boca.
3- Quais são os tratamentos existentes para a recuperação de um atleta lesionado? Explique três tipos de intervenções que podem ser realizados R: A recuperação de um atleta lesionado deve passar por todas as etapas com objetivo pré-definidos. Quando se pensa num programa de treinamento funcional voltado para a recuperação, é necessário analisar e avaliar todos os segmentos musculares (ou partes corporais) e os desequilíbrios corporais que poderão estar envolvidos na lesão e assim, dentro da especificidade e do período de treinamento em que o trauma aconteceu conseguir montar um programa recuperativo para restabelecer a normalidade da musculatura da articulação envolvida. As avaliações psicológicas que objetivam embasar as intervenções focadas na reabilitação devem fundamentar-se