lesões fundamentais
FACULDADE DE ODONTOLOGIA
ESTOMATOLOGIA
Ingrid Baldin de Oliveira
LESÕES FUNDAMENTAIS
Torres 2014/2
Ingrid Baldin de Oliveira
Trabalho apresentado à disciplina de Estomatologia da Faculdade de Odontologia da Universidade Luterana do Brasil – ULBRA Torres
PROFESSORA NAIARA LEITES LARENTIS
Torres 2014/2
INTRUDUÇÃO
Este trabalho irá apresentar o que são Lesões Fundamentais, qual a sua importância para o Cirurgião Dentista, e descreverá cada uma delas com exemplos clínicos, sendo elas: Machas/Máculas, Placas, Erosões, Úlceras, Vesículas/Bolhas, Pústulas e Nódulos.
LESÕES FUNDAMENTAIS
São denominadas Lesões Fundamentais, os processos patológicos básicos que aparecem, clinicamente, por várias alterações morfológicas, na pele ou na mucosa bucal.
IMPORTÂNCIA
O conhecimento destas lesões tem considerável importância diagnóstica, pois uma vez que hipóteses diagnósticas são formuladas, em decorrência de um quadro clínico obtido, fundamentam-se na história clínica da doença e características clínicas da lesão produzida, isto é, da lesão fundamental. Com o estudo das lesões fundamentais e, também, estudando os processos patológicos que as produzem, se facilita o processo de elaboração do diagnóstico. Também é de extrema importância o conhecimento do nome de cada uma para a facilitação do diálogo entre profissionais.
DESCRIÇÃO COM EXEMPLOS CLÍNICOS E IMAGENS
Mancha ou Mácula: São modificações da coloração normal da mucosa bucal sem que ocorra elevação ou depressão tecidual. Podem surgir sobre outro tipo de lesão fundamental, como pápulas, nódulos, placas e outras, quando então teremos alteração da forma. Estas manchas apresentam cor, tamanho e forma bastante variados, podendo sua origem ser devido à presença de melanina. Portanto,