Lesao medular
Paciente: Jucelino
PLANO DE TRATAMENTO
PATOLOGIA: Lesão medular
É quando a medula espinhal é danificada como resultado de um trauma ou por uma doença ou por defeito congênito, haverá alterações na sensibilidade e na função motora, dependendo da extensão e da localização da lesão.
OBJETIVO DO TRATAMENTO: Alivio da dor, melhora da ADM, fortalecimento, e estimulação.
TÉCNICAS UTILIZADAS: 1 º Alongamentos 2 º Fortalecimento 3 º Equilibrio 4 º treino de marcha 5 º Eletroterapia FES – Estimulação elétrica TRATAMENTO:
Alongamentos passivos devem ser realizados de maneira lenta e suave, para que evite a estimulação do fuso neuromuscular, mesmo sem apresentarem movimentos voluntários, deverão ser movimentados e alongados, a fim de evitar deformidades, rigidez das articulações e a perda da amplitude dos movimentos. Fortalecimento é uma forma de exercício resistido, que visa o aumento e a melhora dos músculos esqueléticos utilizando variação de carga, amplitude de movimento, tempo de contração e velocidade. Propriocepção é um termo que descreve a persepção do próprio corpo, e inclui a consciencia da postura do movimento, das partes do corpo, e das mudanças no equilibrio, além de englobar sensações de movimento e de posições articulares. Treino de marcha, na Lesão medular, é necessário prover um suporte para proteger estes sujeitos de quedas por meio dos sistemas convencionais de ajuda para auxilio na marcha como barras paralelas, muletas e bengalas, a quantidade de peso aliviada não é constante e nem facilmente quantificável. Outro fato é que estes dispositivos dependem da força, controle de tronco e coordenação dos pacientes.