lero lero
Sistema genital masculino
Nos testiculos existem mil pequenos tubos enovelados ( tubulos seminiferos), nos quais são produzidos os espermatozoides. Pelos ductos ou vasos eferentes eles são transportados para outro tubo, o epididimo, no qual adquirem abilidade. No epididmo passam ao ducto ou canal deferente, que desemboca na uretra, pela qual saem durante a ejaculação.
As glandulas bulbouretrais ou de Cowper,a s vesiculas seminais e a prostata produzem secreções que, com os espermatozoides formam o sêmen ou esperma. A secreção das vesiculas seminais é rica em substancias nutritivas, que facilitam a sobrevivencia dos espermatozoides durante sua viagem em direção ao ovulo. A prostata produz um liquido alcalino eu neutraliza a acidez da uretra e das secreções preliminares; as glandulas de cowper produzem um liquido que, provavelmente, ajuda a neutralizar a acidez da uretra. Esta passa por dentro do penis, que posui tecidos esponjosos ricos em vasos sanguineos, os corpos cavernosos e o corpo esponjoso. Durante a excitação sexual, estimulos nervosos fazem com que as arterias do penis se dilatem, acumulando sangue nesses tecidos e comprimindo as veias, o que obstrui o retorno do sangue.
Os testículos são estimulados por dois hormônios produzidos pela hipófise: o hormônio folículo estimulante e o hormônio luteinizante ou hormônio estimulador das células intersticiais. O hormônio folículo estimula as células de Sertóli ou epiteliócitos sustentadores(que nutrem os espermatozóides) a desencadear a espermiogênese. O hormônio estimulador das células intersticiais estimula as células de Leydig ou células intersticiais a secretar testosterona, hormônio responsável pelas características sexuais masculinas.
Em algumas crianças, um ou ambos os testículos podem não descer para a bolsa escrotal, o que caracteriza a criptorquidia. Se não for corrigida em tempo oportuno, com tratamento hormonal ou cirurgia, pode provocar esterilidade.
Sistema genital