Ler e aprender
Saurimo – A directora provincial do INAC na Lunda Sul, Irene Maxinde, exortou neste sábado, as instituições públicas, privadas, igrejas e todas as forças vivas da sociedade, a engajarem-se activamente na luta contra a violação dos direitos da criança e no resgate dos valores positivos, projectando sempre um futuro melhor para elas.
Falando no acto publico alusivo ao 1 de Junho, Dia Internacional da Criança, Irene Maxinde defendeu a necessidade de se criar mecanismos para a responsabilização e penalização dos que violam os direitos da criança.
“Somos a voz daquelas que ainda não têm voz, por isso não nos cansaremos de pedir que se continue a desdobrar os esforços para termos crianças mais felizes, pois que só assim é que elas terão um crescimento cada vez mais harmonioso, saudável e feliz”, disse.
A responsável enalteceu o empenho do executivo no cumprimento dos 11 compromissos da criança, nomeadamente esperança de vida ao nascer, segurança alimentar e nutricional, registo de nascimento, educação, proteção social, combate a violência contra a criança, justiça juvenil, entre outras, contribuirão de forma positiva no bem-estar das crianças, proporcionando assim um futuro melhor para elas.
A responsável frisou que o combate dos que fazem o uso da criança como mero objecto de prazer sexual, sem deixar de referir a prática da exploração do trabalho infantil e tráficos de menores, constitui aposta da sua instituição e do executivo angolano.
Para ela, as famílias e as instituições devem ser ensaiadas para implementação de mecanismos que visam combater tais práticas que só impedem a vida e a felicidade das crianças.
Entretanto a governadora provincial, Cândida Maria Guilherme Narciso, disse que o executivo angolano vem implementando várias politicas consubstanciadas na construção de mais infra-estruturas escolares, unidades hospitalares,