Leptospirose
A célula é uma unidade funcional que estabelece interação entre seus componentes, sob o aspecto fisiológico, biossintético e reprodutivo. A dinâmica celular para a manutenção da vida é regida por um processo de automanutenção, que compreende a modificação de estruturas, a substituição de componentes, de tal forma articulada que garanta a sua organização estrutural e funcional.
Os componentes das células eucarióticas compreendem: a membrana plasmática, o citoplasma, o núcleo, o retículo endoplasmático, o complexo de Golgi, os lisossomos, as mitocrôndrias, os peroxissomos, as inclusões lipídicas, o glicogênio, o citoesqueleto, os centríolos, o centrossomo e a parede celular, sendo esta última encontrada em fungos e vegetais. As características morfológicas e fisiológicas das principais estruturas encontradas nas células eucarióticas serão apresentadas a seguir.
Membrana celular
A membrana plasmática ou celular atua na manutenção de microambientes, formando uma barreira que impede o conteúdo celular de escapar e se misturar com o meio circundante. Esta membrana confere individualidade a cada célula definindo os meios intra e extracelulares. Além desta função, a membrana plasmática é o primeiro contato entre esses meios, traduzindo informações para o interior da célula e permitindo que ela responda a estímulos externos que podem influenciar nas suas funções biológicas, participando decisivamente das interações célula . célula e célula . matriz extracelular. Molecularmente são formadas por uma bicamada fluída de fosfolipídios (fosfoglicerídeos e esfingolipídios) e colesterol, onde estão inseridas moléculas de proteínas. A membrana plasmática não é uma estrutura estática, os lipídios movem-se proporcionando fluidez à membrana.
Citoplasma
O citoplasma, ou citossol das células eucariotas, é formado por uma solução coloidal, viscosa e de aspecto relativamente uniforme, que contém água (80%), íons diversos,