leptina e grelina
Águas claras
Novembro
2012
Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (UNIPLAN)
Grelina e Leptina
Águas claras
Novembro
2012
Resumo A Leptina e a Grelina são dois hormônios que regulam na ingestão alimentar através da ação direta com o gasto energético do individuo que pode ser para mais ou menos, de maneiras diferentes esses hormônios atuam diretamente com a obesidade.
A leptina desempenha importante papel na regulação da ingestão alimentar, reduzindo o apetite, isso ocorre pela inibição do neuropeptídio Y e liberação do -MSH com isso a um aumento no gasto energético, gerando um aumento na queima de energia devido a atuar com ação direta no aumento da captação de glicose, principalmente nos músculos e tecido adiposo, além disso, a leptina regula as funções imunológicas, hematopoiese, angiogênese e metabolismo ósseo.
Já a grelina é um hormônio que é produzido nas células do estômago, e está diretamente envolvida na regulação do balanço energético em curto prazo. No organismo humano a concentração de grelina plasmática é alta antes das refeições e em dietas para perda de peso corporal, cai de forma aguda após a alimentação. Dessa forma é possível perceber que a grelina atua no hipotálamo estimulando a ingestão alimentar. Em adição a esse efeito, atua também na redução do gasto metabólico contribuindo para o quadro de obesidade.
Ao colocarmos esses hormônios frente a frente podemos identificar suas funções, pois a leptina provoca diminuição da ingestão alimentar e promoção do gasto energético, enquanto a alta concentração de grelina estimula o consumo de alimentos isso nos serve para ampliarmos nossos conhecimentos sobre nosso corpo e tentar por meio dessas informações inibirem o avanço da obesidade que é um dos males que mais causam problemas nos dias de hoje.
Introdução
Evidencia-se que a Grelina é um importante