Leonardo da Vinci
Silva
História da Arte
História
(Nascido em Taquari-RS, 3 de outubro de 1899 — Rio de Janeiro-RJ, 17 de dezembro de 1969) foi um militar e político brasileiro, sendo o vigésimo sétimo Presidente brasileiro, o segundo do regime militar. Era filho de Aleixo Rocha da Silva e Almerinda Mesquita da Costa e Silva, e irmão de Riograndino da Costa e Silva.
Historia
Nascido em Taquari, no interior do Rio Grande do Sul, Costa e Silva era marechal do Exército Brasileiro quando assumiu a presidência da república e já havia ocupado o Ministério da Guerra no governo anterior, do marechal Castelo Branco.
Seu governo iniciou a fase mais dura e brutal do regime ditatorial militar, à qual o general Emílio Garrastazu Médici, seu sucessor, deu continuidade.
Sob o governo Costa e Silva foi promulgado o AI-5, que lhe deu poderes para fechar o Congresso Nacional, cassar políticos e institucionalizar a repressão, visto que no seu governo houve um aumento significativo das atividades subversivas. Essa repressão ocorreu por meios legais e ilegais, como torturas contra militantes de esquerda.
Vida Militar
Artur da Costa e Silva
Vida Militar
Embora muitas fontes sustentem que Costa e Silva era filho de portugueses da
Ilha da Madeira, na verdade os seus pais eram brasileiros. Artur da Costa e Silva iniciou sua carreira militar ao ingressar no Colégio Militar de Porto Alegre , onde concluiu o curso como primeiro da turma ou aluno-comandante. Casou com Iolanda Gibson Barbosa, filha de um militar, Comendadora da Ordem Militar de Cristo de Portugal a 2 de Novembro de
1972.2
Em 1918, entrou na Escola Militar de Realengo (Rio de Janeiro), na qual se classificou como terceiro da turma. Aspirante em 18 de janeiro de 1921, era segundo-tenente em 1922, quando participou da tentativa de levante do 1° Regimento de Infantaria da Vila Militar, a
5 de julho daquele ano.
Chegou ao generalato a 2 de agosto de 1952 e alcançou o último posto – general de