leonardo da vinci
Vida
Leonardo di ser Piero Vinci, nasceu em 15 de abril ou 25 de abril de 1452 no vilarejo de Vinci em Anchiano na Itália, era filho ilegítimo de Piero da Vinci e de Caterina, sua mãe era camponesa. Quando de suas assinaturas em seus trabalhos, Da Vinci costumava assinar como Leonardo ou lo Leonardo. O fato de não usar o sobrenome é o a ilegitimidade da relação com seu pai.
Por volta de 1467, passa a trabalhar com o pintor e escultor Andréa del Verrocchio, onde tomou conhecimento de diversas técnicas de artes. Nos anos seguintes Da Vinci passa a trabalhar sozinho em seu atelier, onde começa a desenvolver diversas pesquisas de seus pensamentos em diversas áreas do conhecimento.
Quanto aos estudos não se sabe muito, quanto as pesquisas de suas artes e invenções, existe um legado deixado por Da Vinci que até os dias atuais são pesquisados e usado por muitos. Em 1481 muda para Milão e trabalha na “Adoração dos magos”. Dedicou sua vida aos estudos da física, matemática anatomia, geologia, botânica entre outros. Quando tropas Francesas invadem Milão em 1499, ele volta para Florença, já como artista consagrado. Em 1502 decide acompanhas Cesare Borgia que era arquiteto e engenheiro militar.
Entre os anos de 1506 e 1513 Da Vinci volta a residir em Milão, ainda em 1513 foi para Roma e fica sob a proteção de Giuliano de Medici , com a morte de seu protetor em 1516, Leonardo foi para Amboise, sendo convidado por Francisco I, onde foi nomeado de primeiro pintor, engenheiro e arquiteto do rei. A vida de Da Vinci foi sempre voltada para a aquisição de conhecimentos, onde provou (não que necessário), que não era apenas filho de pessoas simples mais que tinha um talento nato. Em 02 de maio de 1519, aos 67 anos de idade, na cidade de Amboise (França), Leonardo Da Vinci faleceu deixando um importante legado para a humanidade. Todavia, seu maior reconhecimento só veio a ocorrer com o passar dos anos, até séculos, onde ele passou a servir de