Leonardo da Vinci. Retrato de Cecilia Gallerani.
Óleo sobre madeira, 54,8 x 40,3 cm.
Cracóvia, Czartorychi Muzeum
Análise da Imagem
O Renascimento, é um movimento cultural dos séculos XV e XVI, que se iniciou em Itália, e foi inspirado na cultura greco romana que pretendia valorizar o Homem e as suas capacidades. Este movimento tem como principais características: o antropocentrismo, que é a nova concepção que coloca o Homem no centro das suas preocupações; o classicismo, regresso aos valores da antiguidade clássica; o humanismo, que é valorização do Homem e das suas capacidades, a partir da inspiração nos modelos da cultura greco romana; o espírito critico, isto é, a recusa do saber livresco e do dogmatismo, atribuindo um grande valor à razão, ou, tudo aquilo que a razão não pudesse entender não deveria ser aceite; e o individualismo, a procura de viver intensamente a vida terrena, com um grande desejo de fama e de glória e afirmação do indivíduo.
Leonardo da Vinci, o maior representante do renascimento, considerado um génio, pois além de pintor mostrou-se um excelente engenheiro, matemático, músico, arquitecto, inventor, naturalista e escultor. Foi um marco para a arte, inaugurando uma nova técnica, o sfumato, em que as cores são pintadas de forma a fundir-se umas nas outras deixando sempre algo para o observador completar. Os seus quadros reflectem os seus conhecimentos extraordinários em vários campos. A Dama do Arminho é uma das obras de Da Vinci, criada entre 1488 e 1490. Trata-se do retrato de Cecilia Gallerani, amante de Ludovico Sforza, duque de Milão, que conheceu quando se estabeleceu na sua corte.
É uma pintura a óleo sobre madeira de 54,8 por 40,3 centímetros. O pintor concentra-se em todas as inovações da época, tais como: a representação do rosto virado em uma posição de três quartos, o gesto da mão, a definição da forma pela luz e a representação do movimento interrompido tendo em vista uma estrutura helicoidal. Cecilia