Leo Para Massagem Indiana
Início
Busca no site
Código de ética
Reflexologia
Maria Thereza
Os sintomas
Guia dos pontos
Contra-indicações
Os 5 elementos
Energia Yin e Yang
Meridianos
Corpo humano
Arquivos úteis
Curiosidades
Relaxamento
Atendimentos
Anunciantes
Meus favoritos
Eventos
Terapias nas empresas
As relações de geração e de inibição dos cinco elementos
A noção de geração envolve o processo de produzir, crescer e promover. Seguindo essa ordem, a madeira gera o Fogo, o Fogo gera a Terra, a Terra gera o Metal, o Metal gera a Água e a Água gera Madeira.
Com base nos conhecimentos gerais é fácil entender que a Madeira, por sua combustão, é capaz de gerar o Fogo, assim como promover sua intensidade.
Após a combustão da Madeira, restam as cinzas, que são incorporadas a Terra. Ao longo dos anos, a Terra, sob o efeito de grandes pressões, produz os Metais. E dos metais e rochas brotam as fontes de água. Por outro lado, a Água dá vida aos vegetais e, gerando a Madeira, fecha o ciclo da natureza. A esse tipo de relacionamento, onde cada elemento gerado dá existência a outro elemento, os antigos denominavam relação Mãe-Filho. Mãe é o elemento que gera o elemento em questão, no caso Filho. Assim, a Água é Mãe da Madeira, e esta é Filha da Água.
Outro relacionamento entre os Cinco Elementos é o da inibição que traz implícita a idéia de combate, restrição e controle.
A ordem dessa relação é que a Madeira inibe a Terra, a Terra inibe a Água, a Água inibe o Fogo, o Fogo inibe o Metal e o Metal inibe a Madeira.
Na concepção antiga sobre a natureza, o Metal tem a capacidade de cortar a Madeira, e, além disso, as rochas no solo podem impedir o crescimento da raiz das árvores (Madeira). A Madeira cresce absorvendo os nutrientes da Terra, empobrecendo-a, e as raízes das árvores, quando muito longas, perfuram e racham a Terra.
A terra , por seu lado, impede que a Água se espalhe, absorvendo-ª Que a Água possa inibir o Fogo é muito compreensível. O Fogo inibe o Metal, pois o Metal