Lentes Oftálmicas
Espectro Electromagnético
Espectro electromagnético é o intervalo completo da radiação electromagnética, que contém desde as ondas de rádio, as microondas, o infravermelho, a luz visível, os raios ultravioleta, os rios X, até aos rios gama.
Espectro visível (ou espectro óptico) é a porção do espectro electromagnético cuja radiação composta por fotões, pode ser captada pelo olho humano. Identifica-se esta radiação como sendo a luz visível, ou simplesmente luz. Esta faixa do espectro situa-se entre a radiação infravermelha e a ultravioleta. Para cada frequência da luz visível é associada uma cor.
Arco Íris
Um arco-íris é um fenómeno óptico e meteorológico que separa a luz do sol no seu espectro (aproximadamente) contínuo quando o sol brilha sobre gotas de chuva. Ele é um arco multicolorido com o vermelho no seu exterior e o violeta no seu interior; a sequência completa é vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil (ou índigo) e violeta. Para ajudar a lembrar a sequência de cores do arco-íris, usa-se a mnemónica:
«Vermelho lá vai violeta», em que l,a,v,a,i (lá vai) representam a sequência intermédia laranja, amarelo, verde, azul, índigo.
A aparência do arco-íris é causada pela dispersão da luz do sol que sofre refracção pelas
(aproximadamente esféricas) gotas de chuva. A luz sofre uma refracção inicial quando penetra na superfície da gota de chuva.
Dentro da gota ela é reflectida
(reflexão interna total), e finalmente volta a sofrer refracção ao sair da gota.
A cor
A cor é uma percepção visual provocada pela ação de um feixe de fotões sobre células especializadas da retina, que transmitem através de informação préprocessada no nervo óptico, impressões para o sistema nervoso.
A cor de um material é determinada pelas médias de frequência dos pacotes de onda que as suas moléculas constituintes reflectem. Um objecto terá determinada cor se não absorver justamente os raios correspondentes à