Lendo os PCNs e as OCN
Cursista: Priscilla Andrade Ramos Patricio do Nascimento
Grupo: 2
Lendo os PCN e as OCN
1- Citação :
“A mediação do professor, nesse sentido, cumpre o papel fundamental de organizar ações que possibilitem aos alunos o contato crítico e reflexivo com o diferente e o desvelamento dos implícitos das práticas de linguagem, inclusive sobre aspectos não percebidos inicialmente pelo grupo . intenções, valores, preconceitos que veicula, explicitação de mecanismos de desqualificação de posições . articulados ao conhecimento dos recursos discursivos e lingüísticos.”
2- Indicação da fonte:
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental.Parâmetros curriculares nacionais : terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa / Secretaria de Educação fundamental. Brasília:MEC/SEF, 1998, p. 47.
3- Justificativa :
Com base no texto lido e na própria experiência em sala de aula com a implementação do Currículo mínimo, compreendo que todo docente sofre de inquietações sobre como desenvolver com eficácia sua função de educador e conseguir despertar nos alunos a crítica e o prazer pela leitura. A escola deveria ser um espaço para tal, em que, com a mediação do professor, os alunos tivessem acesso à leitura de todos os gêneros textuais, e só assim poderia desenvolvê-la de forma competente. E quando se fala em facilitar o processo de leitura, pensa-se em aplicar nessas aulas uma metodologia capaz de despertar no aluno o prazer de ler. Se à escola foi dado o objetivo de formar leitores, o professor é o principal executor desse projeto, e dele será o dever de apresentar o mundo da leitura ao aluno. A maneira como o professor realizar essa tarefa será decisiva para despertar ou não o interesse pela leitura. Daí a importância de o professor demonstrar o seu amor por ela dentro da sala de aula. Sua desenvoltura, entusiasmo, conhecimento literário, domínio da matéria são características fundamentais para o professor que