Lendas da região norte
Cada região do Brasil tem suas próprias lendas, mas algumas podem ser observadas em varias regiões, com pequenas mudanças que caracterizam a identidade de seus criadores. Eis algumas das principais lendas brasileiras:
Região Norte: o boto, muiraquitã, vitória-régia, boitatá, mapinguari, origem do peixe- boi, caipora e curupira, mula -sem- cabeça, Iara, origem do guaraná, cuca, bicho-papão etc.
Crenças e cultos populares região Norte
Com folclore próprio, as grandes atrações são o Festival Folclórico de Parintins, o Círio de Nazaré, em Belém/PA, o Çairé (com Ç mesmo), em Santarém/PA e as danças típicas, Marujada, Carimbo e Cirandas. Como Samba lelê e outros
Na região estão alguns dos teatros mais belos do Brasil, que são: Teatro Amazonas, localizado em Manaus e o Teatro da Paz, localizado em Belém. Uma mistura da arte barroca, rococó e outras artes além de ser o principal símbolo do áureo da borracha, na época em que Manaus e Belém eram as localidades mais ricas do Brasil.
Tradição e Cultura do Norte A região norte do Brasil é formada pelos estados do Acre Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Sua população é bem miscigenada, fator que contribui para a diversidade cultural da região. A quantidade de eventos culturais do Norte é imensa, por esse motivo iremos destacar alguns desses vários elementos que compõem a cultura desse povo tão alegre e receptivo.
São varias as manifestações culturais realizadas pelas diferentes tribos indígenas distribuídas pela região Norte. O índio, por vaidade ou questões religiosas, se enfeita através de pinturas e acessórios durante suas celebrações. As duas maiores festas populares do Norte são o Círio