lenda o homem do saco
Apesar da finalidade educativa da Lenda, é necessário perceber que muitas vezes estas histórias servem para fomentar ainda mais a distância entre as minorias, ou seja, nesta lenda os ciganos e os mendigos eram vistos como pessoas más, o que naturalmente não ajuda em nada à sua integração na sociedade em que viviam.
Em outras versões, as pessoas referiam um cigano, em vez do famoso velho, que pegava igualmente nas crianças que saíam sozinhas de casa. Neste caso o cigano pegava e levava esses meninos para sua casa e fazia com elas sabonetes e botões.
É possível que esta versão tenha surgido quando se iniciou a grande migração do povo cigano para as Américas (século XIX). Este povo, que não possuía pátria, viveu muito tempo marginalizado pela generalidade da sociedade. Muitas vezes eram apelidados de ladrões, sequestradores ou vadios. Daí terem recriado o cigano do saco, por ser por natureza uma personagem assustadora para a grande maioria das crianças. sta Lenda do Velho do saco ou Homem do saco é então uma história muito popular, contada por pais e avós para amedrontar os seus filhos pequenos.
Reza a lenda, que o velho pegava as crianças e colocava-as dentro de um saco que trazia nas suas costas. Se tratavam de crianças que se encontravam sem nenhum adulto por perto, brincando nas ruas ou em frente às suas casas, nos jardins ou quintais. Ou seja, o velho pegaria a criança caso ela saísse sem ninguém de dentro de casa. Deste modo, os pais tentavam fazer compreender à criança, que jamais poderia sair de casa sozinha sob pena de ser levada pelo homem do saco.