Lek absoluto
FACULDADE DE DIREITO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO
MESTRADO
LAÍS GRAMACHO
FICHAMENTO DO TEXTO COMO SE FAZ UMA TESE DE UMBERTO ECO
Salvador
2012
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Programa de pós-graduação
Disciplina: Metodologia da Pesquisa
Professores: Dr. Rodolfo Pamplona Filho e Dr. Nelson Cerqueira
Aluna: Laís Gramacho Colares
Data: 05/06/2012
FICHAMENTO
Identificação do texto: ECO, Umberto. Como se faz uma tese. Tradução: Ana Falcão Bastos e Luis Leitão. 13ª Ed. Lisboa: Presença, 2007.
INTRODUÇÃO
“(...) a obra pretende sugerir pelo menos duas coisas:
— Pode fazer-se uma tese digna mesmo que se esteja numa situação difícil, conseqüência de discriminações remotas ou recentes;
— Pode aproveitar-se a ocasião da tese (mesmo se o resto do curso universitário foi decepcionante ou frustrante) para recuperar o sentido positivo e progressivo do estudo, não entendido como recolha de noções, mas como elaboração crítica de uma experiência, como aquisição de uma competência (boa para a vida futura) para identificar os problemas, encará-los com método e expô-los segundo certas técnicas de comunicação” (P. 24).
“Trata-se apenas de uma série de considerações sobre como conseguir apresentar a um júri um objecto físico, prescrito pela lei, e composto de um certo número de páginas dactilografadas, que se supõe ter qualquer relação com a disciplina da licenciatura e que não mergulhe o orientador num estado de dolorosa estupefacção” (p. 25).
I – O QUE É UMA TESE E PARA QUE SERVE
1.1. Por que se deve fazer uma tese e o que é?
“Uma tese é um trabalho dactilografado, de grandeza media, variável entre as cem e as quatrocentas páginas, em que o estudante trata um problema respeitante à área de estudos em que se quer formar” (p. 27).
“Numa lese de compilação, o estudante demonstra simplesmente ter examinado criticamente a maior parte da ‘literatura’ existente (ou seja.