leitura e produção detexto
Leitura e produção de texto
Leitura e produção de texto
Dr. Luiz Roberto Wagner
Vitória-12 de junho de 2013
Introdução
A cada ano que se passa constata-se que o fracasso na escrita atribui-se ao fato das pessoas não lerem. Tendo em vista essa afirmação a produção de texto é hoje uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos alunos do ensino fundamental e médio.
No seguinte trabalho iremos abordar a forma de obter um bom resultado na produção de texto, apresentando estratégias que direcionem o autor ao melhoramento de sua escrita. E assim tendo um bom êxito na sua elaboração textual
A) Concepção de leitura:
A leitura é uma atividade de capacitação das ideias do autor, é a língua como representação de pensamento. Tendo em vista esta concepção podemos dizer que a leitura é atividade básica para a obtenção de conhecimento.
B) Estratégias de leitura:
Estratégias de leitura são métodos que alguns leitores usam para adquirir informação ou simplesmente para facilitar o processo de compreensão em leitura. O ensino das estratégias abre novas perspectivas para uma potencialização da leitura.
C) Leitura e produção de sentidos:
Compreende-se por leitura e produção de sentidos a compreensão e interpretação do leitor em cima de um texto, ele tem essa interpretação com base nos conhecimento antes adquiridos como, por exemplo: tempo em que o texto foi escrito, estilo do autor, etc.
Os desafios são enormes para os professores de português, é muito difícil tornar prazerosa a disciplina, se tem pouco recuso para isso.
O que fazer para transformar a disciplina em algo comais sentido para o alune? O que fazer para colocar no seu dia a dia o ato de ler?
Precisamos pensar com clareza: quanto maior for o recurso material e pessoal do professor maiores são as chances de se atingir bons resultados.
Embora a leitura seja uma atividade tão universalmente conhecida e compartilhada, ela não pode ser tomada como uma pratica sempre igual