Leitura e Inter
CURSO: ADIMINISTRAÇÃO E GESTÃO
Iº ANO
NOME
NUMERO DA MATRICULA
António Viegas Albino
002000414
1.
a) As mulhers usam menos a bicicleta como meio de transporte do que os homens neste estado.
b) No Recife, a escolha da bicicleta como meio de transporte para o trabalho é determinada pelo desejo de melhorar o aproveitamento do tempo por causa dos engarrafamentos.
c) Com base apenas nos dados do infográfico e de acordo com dados da pesquisa da Associação Metropolitana de Ciclistas do Grande Recife (Ameciclo) não é possivel identificar o local exato da pesquisa.
d) 89% dos 623 entrevistados não se sentem seguros em trafegar pelas ruas do Recife. amalha cicloviária da cidade praticamente não existe - são apenas 25 quilômetros de ciclovias permanentes.
2. O texto 2 (A mobilidade urbana não pode esperar mais) é um artigo publicado no jornal O Estado de São Paulo. Sua estrutura é predominantemente dissertativo-argumentativa. Isso quer dizer que o autor pretende defender uma tese e, para isso, vale-se de argumentos.
a) O autor defende a seguinte TESE: de que a mobilidade rodoviaria tem que ser normalizado a fim dos cidadãos trafegarem sem congestionamentos constantes.
b) Que planejamento se fará para a mobilidade, em que tudo isso interfere – e sabendo ainda que mais de 1 milhão de pessoas "entram e saem da capital diariamente"? E de onde virão os recursos? Estudo da ONU calcula que a "transição para cidades sustentáveis" no mundo não ficará abaixo de US$ 40 trilhões até 2030 (Rádio ONU, 7/5). Quanto será em São Paulo? Apontado o argumento do autor em relação a sua tese
3 .
a) A coesão textual pode ser feita por meio de termos que: retomam palavras, expressões ou frases ditas anteriormente ou antecipam o que vai ser dito; encadeiam partes ou segmentos do texto: são palavras ou expressões que criam as relações entre os elementos do texto.
b) (sim ) Embora não haja uma referência directa, é