leitura e contexto brasileiro
Através deste trabalho, será possível conhecer e compreender as diferentes modalidades textuais.
Onde englobam conceitos, tipos, gêneros de textos para uma leitura mais compreendida. Tanto para ler como para escrever é necessário o entendimento, o domínio daquilo que está sendo feito, pois o modo de escrever é tão importante quanto o sentido do texto.
Para uma boa produção de texto deve-se imaginar o seu publico, assim podemos escolher seu tipo e gênero. Se esse texto for bem produzido, o leitor não precisara pensar muito para concluí-lo.
CONCEITO DE LEITURA
A necessidade de se cultivar o hábito de leitura entre crianças e jovens está entre os maiores da escola, onde o objetivo é a formação de leitores ativos e competentes.
A língua como representação do pensamento é entendida como atividade de captação das ideias do autor, sem se levar em conta as experiências e os conhecimentos do leitor. Neste caso o texto é visto como simples produto de codificação de um autor a ser entendido pelo leitor, através da linguagem utilizada.
A leitura é uma atividade que se leva em conta as experiências e os conhecimentos do leitor, exige algo mais que o conhecimento do código linguístico, uma vez que se é necessário uma interpretação.
Durante a leitura o leitor tem o papel principal, sendo relevante a imaginação e o processo cognitivo, a capacidade de ouvir e interpretar, dar direção as coisas do mundo fazendo sentido ao que se é lido, indo muito alem do que está prontamente escrito no texto.
De acordo com os PCNs de Língua Portuguesa, o papel do leitor enquanto construtor de sentido, na atividade de leitura, utilizando, para tanto, de estratégias de leitura de leitura como a seleção, antecipação, inferência e verificação.
Desse leitor, espera-se que argumente, critique e avalie a informação, é necessário que se construa um sentido próprio encima do que é lido.
Sendo assim, pode-se destacar que a