Leitura e Análise de três artigos científicos
Artigo 1
P.M.Caçola e I. Ladewing. Comparação entre as práticas em partes e como um todo e a utilização de dicas na aprendizagem de uma habilidade da ginástica rítmica. Revista Bras. Ciência e movimento. 2007 – n°:15. Vol.4
Análise dos sujeitos pesquisados
O grupo participante deste estudo é composto por 48 meninas (todas com idade entre 9 e 10 anos) e estas foram divididas em 4 grupos, sendo eles:
- PsD: Partes sem dicas
- PcD: Partes com dicas
- TsD: Todo sem dicas
- TcD: Todo com dicas
Parte-se da condição de que todos os grupos realizaram seis aulas e nenhuma das meninas havia praticado Ginástica Rítmica, Ginástica Artística ou algum tipo de dança. Por fim, todas foram expostas a um vídeo com a habilidade em questão e foi proposto que todas tentassem executar, sem sucesso.
Análise das habilidades testadas
Este estudo tem como objetivo buscar qual a prática mais eficiente para a aprendizagem da Ginástica Rítmica. Além disso, verificar a influência do uso de dicas na seguinte habilidade: lançamento da bola seguido de um rolamento para frente e recuperação com os pés no solo.
Para tal lançamento, a dica utilizada foi a da marcação colorida na parede que determinava a altura correta do aparelho.
Foram realizados três testes, sendo eles:
- Teste 1: Avaliação no término da terceira aula
- Teste 2: Avaliação na última aula
- Teste 3: o teste de Retenção, sendo uma avaliação após 30 dias pós-última aula realizada com a realização do teste 2.
Vale ressaltar que todas as aulas e testes foram filmados e a avaliação foi feita de acordo com o código de pontuação da FIG – Federação Internacional de Ginástica, por duas árbitras nacionais com experiência em Ginástica Rítmica.
Análise dos resultados obtidos
Em cada teste, as meninas realizaram o movimento três vezes, sempre como um todo, mas somente era considerado o melhor para a análise em questão. Foram adotados os seguintes testes:
1) “Anova two-way”: nas