Leito fixo e fluidizado
Rafaela
Março/2013
1.0 Reatores de leito fixo
Reatores de leito fixo são os mais importantes tipos de reatores de síntese de grande escala de produtos químicos básicos e intermediários. Nestes reatores, a reação ocorre sob a forma de uma reação catalisada heterogeneamente com gás na superfície de catalisadores que são dispostos em reatores de leito fixo. Além da síntese de produtos químicos valiosos, os reatores de leito fixo têm sido cada vez mais utilizados nos últimos anos para o tratamento de substâncias nocivas e tóxicas. Por exemplo, a as câmaras de reação utilizadas para remover gases de combustão de centrais constituem o maior tipo de reatores de leito fixo como volume de relação reator e rendimento, enquanto purificação exaustão do automóvel representa por medida aplicação a mais amplamente utilizada (GERHART).
No que diz respeito à aplicação e construção, é conveniente diferenciar entre reatores de leito fixo de funcionamento adiabático e aqueles para operação mono adiabático. Uma vez que a temperatura de controlo é um dos métodos mais importantes que influenciam uma reação química. Reatores adiabáticos são utilizados apenas quando o calor de reação é de pequeno, ou em que existe apenas uma reação, nestes casos, não há efeitos adversos sobre a seletividade ou o rendimento devido à temperatura adiabática. A característica de controle de reação adiabática que é o catalisador, está presente na forma de um leito fixo uniforme que está rodeado por um isolamento exterior (GERHART).
Uma vez que os gases da reação de entrada, devem ser aquecidos até à temperatura de ignição a reação catalítica, o controle de reação adiabática é muitas vezes associado a troca de calor entre o gás de entrada e de saída do duto da reação resultando no chamado auto controle de reação térmica. Este tipo de controle de reação oferece algumas características específicas e